Castanhas e Cerveja Artesanal são caso de sucesso em Carrazeda de Montenegro

separator

Eu sou o Lino Manuel Eira Sampaio, 42 anos, fiz a minha formação académica em Carrazedo de Montenegro e Chaves. Mais tarde passei pela Universidade do Minho, porque estávamos nos anos oitenta e as Engenharias Informáticas eram o “boom” e eu, como muitos jovens considerávamos que era o futuro. E era!

 

Mas neto de agricultor/ comerciante por parte da mãe e do pai, criado à sombra frondosa dos castanheiros, vendo ao meu lado um trabalho constante, sério e sobretudo árduo, comecei a constatar que a minha vida estava na terra, apesar de ela ser dura e não se compadecer perante a angústia de todos que a trabalham.

E o peso da memória e da tradição foram mais fortes.

 

Tanto o meu avô, como o meu pai trabalharam sempre em castanhas.

O tempo na faculdade não me preenchia. Foi altura de tomar uma posição.

Hoje com 40 hectares de área, 4.000 castanheiros, com várias ajudas da família, dos que trabalham comigo e do contacto com várias instituições que me têm ensinado a retirar o melhor da terra e dos castanheiros, tenho conseguido concretizar o meu sonho.

 

O Nutrimais é um deles. Os castanheiros estão a ter maior rentabilidade, as castanhas são melhores e quando assim é, o agricultor está satisfeito.

 

Por isso e porque continuo a confiar em mim e nos produtos que utilizo, incluindo o Nutrimais, vou inovando para tornar o produto, a castanha, mais sustentável.

 

E assim nasceu, também, A JUDIA, uma cerveja artesanal. A cerveja Judia é feita com castanha judia, nascida nestas terras transmontanas da região de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços. É feita pela mão de pequenos empreendedores, mas com uma alma grande, tão grande como as serras e as montanhas que nos circundam.

 

E não vou ficar por aqui, porque o tempo da castanha, são dois meses, quero continuar a inovar e mais produtos derivados aparecerão.

Por isso preciso do Nutrimais, para que os meus soutos continuem a povoar-me os sonhos.