Lipor associa-se à Câmara Municipal de Gondomar na comemoração do Dia Internacional das Florestas com a cedência de composto orgânico NUTRIMAIS

separator

O Parque das Serras do Porto (PSeP) assinalou, nos terrenos contíguos ao Sanatório de Montalto, integrado em área de paisagem protegida regional do Parque das Serras do Porto, o Dia Internacional das Florestas, o Dia do Carbono e o Ano Internacional da Tabela Periódica 2019, aproveitando esta coincidência para destacar o papel fundamental das árvores na fixação do Carbono (CO2 atmosférico), entre outros benefícios ambientais, sociais e económicos.

Esta iniciativa promovida em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química e outras Entidades da U.Porto como o Instituto Superior de Engenharia, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Engenharia e a Porto Design Factory – traduzida na plantação da tabela periódica das árvores – envolveu os alunos da Rede de Clube de Escolas do PSeP e vários parceiros locais, nomeadamente a Assistência ao Tuberculoso Norte Portugal, proprietária do terreno; o Centro Social de Soutelo – Grupo de jovens “TUM, TUM, TUM”; a Sociedade Columbófila Pedroense, que organizou um lançamento de pombos; e a Portucalea- Associação Florestal do Grande Porto.

O objetivo consistiu em plantar mais 118 árvores nativas, correspondentes aos 118 elementos na tabela periódica. Foi ainda possível remover novos rebentos de hákea-picante, pois é uma planta invasora que está a controlar o território e participar em quizzes e puzzles sobre a tabela periódica.

O CRE.Porto e o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, apoiou na preparação do terreno e cedência das árvores nativas instaladas, que desta vez foram: medronheiro, pinheiro-manso, sobreiro e zêlha.

A Lipor contribuiu também para esta iniciativa cedendo NUTRIMAIS, um composto orgânico de grande qualidade que irá ajudar ao equilíbrio do solo xistoso onde se realizou a plantação, promovendo um melhor crescimento das mesmas.

A nível nacional foram realizadas 10 tabelas periódicas de 118 árvores que irão retirar, cada uma, 2,5 toneladas/ ano, ou seja, um total de 25 toneladas/ ano de Dióxido de Carbono da atmosfera!

No final, ainda houve tempo para um momento musical protagonizado pelo grupo de jovens TUM, TUM, TUM e um lançamento de 118 pombos para encerrar a comemoração!

Saiba mais e veja as fotos desta atividade aqui!