NUTRIMAIS é caso de estudo do Modelo de Economia Circular no Setor dos Resíduos

separator

A Economia Circular não é só resíduos, mas a Economia Circular TAMBÉM é resíduos.

A LIPOR, assumindo o desafio de uma gestão sustentável e sustentada dos resíduos urbanos do Grande Porto, define como linha orientadora da sua atividade até 2020 a visão do “resíduo como um recurso”, dando continuidade à estratégia já estabelecida no anterior Plano Estratégico (2007-2016).

Assim, ao assumir de forma clara que a abordagem na gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, encarando-os como tal, a LIPOR firma todos os esforços para a sua valorização mais adequada. Neste contexto, a Economia Circular é um “caminho” natural.

Destaca-se, como caso de estudo pela particular importância que assume, a valorização dos resíduos orgânicos. Como caso de estudo apresenta-se o NUTRIMAIS, um corretivo agrícola natural de elevada qualidade com aplicabilidade para os solos, numa ótica de devolver à “terra o que vem da terra”.

Certificado para a agricultura biológica, o NUTRIMAIS é 100% natural e resulta da compostagem de matérias-primas (fração orgânica dos resíduos urbanos) separadas na origem.

O exemplo do NUTRIMAIS, que consta da plataforma Eco.Nomia.pt, tem sido identificado em várias publicações nomeadamente em documentação de Entidades Nacionais e Internacionais, como o BCSD, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, a COTEC e a ACR+ – The Association of Cities and Regions for Recycling and Sustainable Resource Management.

A Economia Circular é, portanto, a marca distintiva da LIPOR, impulsionadora de novas estratégias na procura de soluções mais eficazes, não só através de ações singulares, mas sobretudo de uma abordagem concertada de gestão sustentável de resíduos, assegurando por isso uma posição de vanguarda.

Leia o artigo completo, publicado na revista START&GO de março/ abril 2018 ou aqui.