Temos tido uma excelente reação dos Clientes ao Nutrimais

separator

Entrevista a Fernando Leite, Administrador-Delegado da LIPOR

Ana Clara | Jornalista 06/07/2020

 

Fernando Leite, Administrador-Delegado da Lipor, fala em entrevista à AGRITERRA, do NUTRIMAIS, um corretivo agrícola orgânico de elevada qualidade e das mais-valias da sua utilização para o agricultor. O responsável refere que uma das áreas onde a Equipa de Inovação da LIPOR está a trabalhar, “é a dos produtos de valor acrescentado para a Agricultura”. Fernando Leite avança ainda que, em breve, será lançado um ‘Substrato’ e uma linha de ‘adubos líquidos’.

 

AGRITERRA (AT): Fale-me um pouco das soluções NUTRIMAIS, enquanto corretivo agrícola orgânico, e do crescimento deste segmento.

Fernando Leite (FL): O NUTRIMAIS é um “composto” orgânico natural, produzido numa moderna unidade industrial, através de uma tecnologia evoluída, que nos permite transformar materiais recolhidos seletivamente, num produto de alto valor no enriquecimento dos solos e no suporte alimentar das culturas agrícolas onde é utilizado.

 

AT: A qualidade na seleção das matérias-primas é outro ponto sempre referido. Qual é, de facto, a relação do Nutrimais com a Agricultura Biológica? Têm certificações concretas nesta área?

FL: Para a qualificação que o NUTRIMAIS tem, como adequado e aprovado para utilização no modo de produção biológica, contribuem, não só as matérias-primas a partir das quais é fabricado, como o rigoroso processo industrial que a nossa fábrica dispõe, com 18 túneis de fermentação, uma área de maturação com piso arejado por insuflação de ar, bem como um grupo de sensores colocados nos túneis e comandados por um Sistema Informático que tudo controla e ainda uma bateria de 3 grupos de análises laboratoriais que monitorizam todo o processo.
No final de todo o processo há uma entidade certificadora independente, a SATIVA, que avalia todos os resultados e atribui o rótulo de certificação.

 

AT: Qual é a importância da Economia Circular – conceito tão urgente atualmente para a sustentabilidade – em termos de matéria-prima e resíduos no contexto do NURRIMAIS, visto que há um ciclo em termos de matéria orgânica?

FL: Quando em 2015 se começou a falar em Economia Circular em toda a Europa, a Lipor já tinha um produto que é o exemplo dessa Economia, o NUTRIMAIS. Como antes referi, as nossas matérias-primas para a fabricação de composto, não são extraídas da Natureza, são criteriosamente aproveitadas de sobras de materiais, em bom estado sanitário, que após adequado tratamento, transformam-se em novo produto. De frutas e legumes, por exemplo, preparamos o “alimento” para os nossos pomares. É Economia Circular pura.

 

Leia a entrevista na íntegra na página da AGRITERRA.