Estudantes do Instituto Superior de Agronomia vencem a 5ª edição das 24H Agricultura Syngenta

separator

A quinta edição das 24H Agricultura Syngenta, que decorreu na Escola Superior Agrária de Santarém, a 9 e 10 de abril, foi a mais participada de sempre, com 150 estudantes de 10 universidades e três escolas profissionais agrícolas a superaram os desafios de mais de 30 provas, em 24 horas.

A equipa ‘Marfadecos’, composta por estudantes do 2º ano da licenciatura de Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia, sagrou-se campeã da competição formativa. Os vencedores são: Diogo Trindade, Gonçalo Martins, Joaquim Santos, João Fernandes e Ricardo Roussado Filipe.

“Foi uma competição muito enriquecedora, tanto ao nível social como curricular, estabelecemos contactos com colegas de outras instituições de ensino e com as empresas patrocinadoras. A competição está muito bem organizada, todas as provas nos fizeram sentido, e a organização esteve sempre disponível para ajudar a esclarecer dúvidas. Sem dúvida que voltaremos a participar na edição de 2023”, afirma Gonçalo Martins, o líder da equipa vencedora da 5ª edição das 24H Agricultura Syngenta.

“A quinta edição das 24H Agricultura Syngenta comprovou, mais uma vez, que este é um evento marcante na vida académica dos estudantes de Ciências Agrárias, uma oportunidade única de aprendizagem e para estabelecer uma rede de contactos úteis para a vida profissional futura destes jovens”, explica Ana Cristina Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), a entidade que organiza o evento, em parceria com a IAAS Portugal – Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

Os futuros agrónomos adquiriram competências que os ajudarão enquanto profissionais a contribuir para uma agricultura alinhada com os desafios da alimentação sustentável e neutra em carbono. A competição desenrolou-se sob o tema da Agricultura 4.0, dando oportunidade aos estudantes para experimentar diversas ferramentas digitais de agricultura de precisão. Ao mesmo tempo, a Associação Portuguesa de Horticultura propôs aos estudantes a elaboração de uma candidatura ao PRR, no âmbito da iniciativa emblemática Agricultura 4.0, em linha com a Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.

As provas práticas passaram pelas diversas vertentes dos sistemas agrícolas, com os alunos a mostrarem as suas capacidades com as novas tecnologias digitais, com tratores e equipamentos agrícolas, com as questões de segurança dos produtos fitofarmacêuticos, quer na aplicação quer na preparação e armazenamento.

A Agricultura de Conservação foi o tema da prova proposta pela ANIPLA- Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, explicando aos estudantes os benefícios de proteger e conservar o solo através de boas práticas de controlo do escorrimento superficial, tais como as culturas de cobertura e os restolhos de diferentes origens. Também a Economia Circular aplicada à agricultura colocou os estudantes à prova, num desafio desenvolvido pelo NUTRIMAIS/LIPOR, ensinando-lhes os princípios da compostagem caseira e industrial e como identificar e controlar os parâmetros que influenciam o processo de compostagem. A Câmara Municipal de Santarém participou na competição propondo aos estudantes que apresentassem ideias inovadoras para o desenvolvimento da futura Zona de Desenvolvimento Económico Agroindustrial de Santarém e deste desafio resultaram ideias a considerar pelo município.

No encerramento da competição formativa foi anunciado que a 6ª edição das 24H Agricultura Syngenta terá como tema a Agricultura Regenerativa e será realizada na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, na Primavera de 2023.

 

Equipas premiadas na 5ª edição 24H Agricultura Syngenta

  • 1ª Classificada: Marfadecos – Instituto Superior de Agronomia
  • 2ª Classificada: Paraguayos Scalabitanos – ESA Santarém / I.P. Castelo Branco / Univ. Algarve
  • 3ª Classificada: 4Agro – Instituto Superior de Agronomia
  • Melhor Escola Profissional: Farmers of the Future – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos
  • Melhor Noturna: Híbridos do ESAS – ESA Santarém
  • Melhor Diurna: 4agro – Instituto Superior de Agronomia
  • Melhor teórico-prática: 4Agro – Instituto Superior de Agronomia
  • Melhor prática: Paraguayos Scalabitanos – ESA Santarém / I.P. Castelo Branco / Univ. Algarve
  • Melhor teórica: Paraguayos Scalabitanos – ESA Santarém / I.P. Castelo Branco / Univ. Algarve
  • Prémio Artigo Revista APH: Plantabelhas – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Menção Honrosa: Baixo Mondego – TPA – Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego