O controlo do processo e a qualidade final do NUTRIMAIS

separator

A tecnologia da Central de Valorização Orgânica da Lipor permite um processo produtivo totalmente controlado e a obtenção de um produto de elevada qualidade com uma boa produtividade, garantindo, ao mesmo tempo, o respeito pela natureza.

A Central de Valorização Orgânica da Lipor é uma moderna infraestrutura certificada, capaz de tratar 60.000 ton/ano de biorresíduos provenientes da recolha seletiva de resíduos biodegradáveis (resíduos alimentares e resíduos verdes) e produzir 20.000 ton/ano de composto. O composto produzido – NUTRIMAIS – é de elevada qualidade e pode ser utilizado em modo de produção biológico.

A unidade de Compostagem compreende, em termos processuais, quatro operações básicas:

  1. Preparação da mistura a compostar (tratamento mecânico);
  2. Processo biológico (compostagem);
  3. Maturação do composto;
  4. Armazenamento e ensacagem.

A Central é uma unidade totalmente fechada, composta por um conjunto de edifícios harmoniosamente distribuídos e com o “ambiente” interior mantido numa pressão mais baixa do que no exterior, assegurando-se desta forma o controlo integral dos odores.

O composto produzido – NUTRIMAIS – é de elevada qualidade, resultado damatéria-prima recebida e da tecnologia de compostagem, cumprindo as diretivas europeias relativas a desvio de RUB de aterros e de proteção dos solos, podendo ser utilizado em modo de produção biológico.

O composto é apresentado sob a forma tradicional ou em grânulos, adaptado às realidades do mercado.

Esta moderna unidade é complementada por duas instalações de apoio, um Parque de Verdes para onde são encaminhados e previamente selecionados todos os resíduos verdes (relvas, podas, troncos, etc.) e uma Plataforma de Triagem de Resíduos Verdes provenientes de Cemitérios, na qual uma equipa de 8 colaboradores procede à separação minuciosa destes resíduos.

Conheça aqui todo o processo de fabrico do NUTRIMAIS.