Recolha seletiva porta-a-porta chega a 1300 portuenses

separator

“Obrigado por ter aberto a porta à reciclagem!” É desta forma que a equipa da empresa municipal Porto Ambiente saúda os moradores na área envolvente de Serralves abrangida pela recolha seletiva porta-a-porta residencial.

Este é um projeto levado a cabo pela empresa municipal Porto Ambiente, em colaboração com a Lipor com o objetivo principal de potenciar a reciclagem multimaterial no concelho, de forma a alcançar os objetivos e metas definidas no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) para 2020.

O projeto foi implementado há quase um ano nas zonas das Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e da Freguesia de Ramalde. O porta-a-porta residencial no setor de casas unifamiliares insere-se na estratégia de aumento da separação seletiva de resíduos no Porto, sendo que é o primeiro que inclui a separação e recolha da fração orgânica residencial, complementando os diversos projetos de recolha de orgânicos não residenciais já existentes na cidade.

Os resultados têm sido muito positivos com a participação ativa dos cerca de 1300 residentes a permitir encaminhar 275 toneladas de resíduos para reciclagem.

Nesta ação de rua, além de agradecer e dar os parabéns a todos os que tornaram a separação num hábito do seu dia-a-dia e contribuíram para estes resultados, foram oferecidos como forma do reconhecimento duas embalagens de NUTRIMAIS, um composto orgânico 100% natural e que foi produzido pela Lipor, precisamente a partir dos resíduos orgânicos separados, mostrando como se pode fechar o ciclo dos resíduos, neste caso da matéria orgânica, num exemplo prático da Economia Circular.

De modo a garantir o sucesso do projeto, além da entrega de contentores para as diferentes frações (papel/ cartão, plástico/ metal, vidro, orgânicos e indiferenciados), é essencial uma sensibilização adequada e a disponibilização de informação detalhada, nomeadamente da periodicidade da recolha e procedimentos de deposição.

Para além dos ganhos ambientais, este projeto de parceria entre a Lipor e a Porto Ambiente engloba uma vertente social com parte do valor dos resultados obtidos a reverter para a Causa Social Somos Nós – Associação para Autonomia e Integração de Jovens Deficientes. Um gesto, duas causas!

Veja a notícia completa em www.porto.pt/noticias/1300-portuenses-abrem-a-porta-a-recolha-seletiva.