Avaliação do Ciclo de Vida do Composto NUTRIMAIS
O conceito de Ciclo de Vida é essencial para a sustentabilidade, incorporando vários aspetos que permitem uma análise objetiva dos processos ou serviços. A Avaliação do Ciclo de Vida é uma metodologia que avalia os aspetos ambientais e os potenciais impactos ambientais (por exemplo, utilização de recursos e consequências ambientais das emissões) ao longo do ciclo de vida de um produto (“from cradle to grave” ou do berço ao túmulo).
Deu-se início, em 2016, ao estudo Avaliação do Ciclo de Vida do Composto NUTRIMAIS, procurando-se perceber quais os impactes ambientais resultantes do processo de produção deste composto, bem como da sua aplicação no solo, quando comparados com os impactes ambientais resultantes da aplicação de adubos químicos no solo. Da mesma forma, procurou-se identificar as oportunidades de melhoria do desempenho ambiental ao longo do ciclo de vida estudado, permitido assim fornecer informação útil à tomada de futuras decisões.
Como principal conclusão deste estudo, pode afirmar-se que a compostagem tem vários benefícios ambientais, mostrando claramente que o composto NUTRIMAIS, quando comparado com um fertilizante químico, é um produto com um impacte ambiental positivo e que permite evitar a emissão de GEE em cerca de 1649 kg CO2 eq. por tonelada de composto.
Se pretender ter acesso ao relatório completo entre em contacto com a LIPOR.