A aplicação de NUTRIMAIS no Amendoal tradicional em Valpaços

separator

O concelho de Valpaços é sem dúvida um dos concelhos transmontanos onde o cultivo dos frutos de casca rija se destaca. O amendoal tradicional faz a delícia de milhares de visitantes pelas suas paisagens no início da primavera. O microclima existente no concelho é excelente para esta cultura, o que se reflete na qualidade do produto obtido e na quantidade, tornando a amêndoa numa das culturas com maior rentabilidade para os agricultores valpacenses.

 

Rui Freitas, 40 anos, é produtor de amêndoa na freguesia de Rio Torto no Concelho de Valpaços. Possui 2 hectares de amendoal tradicional da variedade “Ferraduel”. «Em 2015, quando iniciei a plantação, fui aconselhado pelos serviços técnicos da Agromontenegro a utilizar o NUTRIMAIS na instalação do meu amendoal, uma vez que a análise ao solo acusou teores de matéria orgânica inferior a1%. O terreno estava muito pobre e se queria acelerar a produção das amendoeiras tinha obrigatoriamente de corrigir o solo e escolher matéria orgânica que me desse garantias de qualidade e com resultados comprovados. Apliquei NUTRIMAIS na instalação e constatei que a estrutura do solo melhorou significativamente. O NUTRIMAIS garante um armazenamento da água e também a retenção dos nutrientes. Com a aplicação do NUTRIMAIS reduzi a aplicação de outros adubos químicos pois verifiquei que com estas aplicações regulares conseguiam suprir as necessidades nutricionais das amendoeiras, reduzindo os custos na aquisição de fatores para a sua produção», conta-nos.

Luis Barroso Batista, 82 anos, produtor de amêndoa na Aldeia de Lilela, freguesia de Rio Torto, concelho de Valpaços. Possui cerca de 25 hectares de amendoal extensivo. Na sua exploração podemos observar algumas variedades que considera mais adequadas e adaptadas para a região transmontana em questão: “Lauranne”, “Ferraduel”, “Francoli”, “Marcone” e “Masbovera”, entre outras.
Para além de produtor de amêndoa é também um olivicultor de referência na região, tendo cerca de 112 hectares em produção e Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços. «Comecei por fazer uma aplicação do NUTRIMAIS em pequena quantidade aconselhado pelo meu distribuidor de produtos agrícolas, a Agromontenegro. Como os resultados superaram as minhas expectativas comecei a fazer o reforço e a aquisição do NUTRIMAIS granulado para a aplicação na minha exploração agrícola. Considero que o NUTRIMAIS é um produto com uma boa relação qualidade/preço no qual confio porque me garantiu resultados muito positivos. Sou cliente NUTRIMAIS desde 2015».

 

Lipor promove debate sobre o futuro do setor agrícola no Alentejo
No último dia 29 de janeiro a Lipor, em parceria com a Agroges, promoveu um encontro de agricultores da região do Alentejo, com o objetivo de apresentar algumas temáticas com especial relevância no atual setor agrícola. O local escolhido para esta iniciativa foi a Pousada de S. Francisco, em Beja, e estiveram presentes cerca de 40 participantes. A gama NUTRIMAIS foi apresentada pela Engenheira Filipa Teixeira, gestora comercial do NUTRIMAIS que focou a enorme importância da matéria-prima utilizada no processo de compostagem dos produtos comercializados: «não recebemos resíduos, mas sim matéria-prima de qualidade. O NUTRIMAIS é um produto de gama superior e com resultados comprovados». O Presidente da agriFUTURO e produtor de castanha judia em Carrazedo de Montenegro, Lino Sampaio, apresentou a sua perceção da utilização do NUTRIMAIS, considerando- o um produto de elevada qualidade e realçando características como o seu elevado valor fertilizante, a riqueza em compostos húmicos e micronutrientes, a fácil distribuição e a capacidade de criar estrutura no solo e melhorar a sua capacidade de retenção de água.

 

Publireportagem publicada na Revista Agrotec nº 34