LIPOR presente em mais uma edição das 24H Agricultura Syngenta

separator

 

É já a 4ª edição das 24H Agricultura Syngenta e a segunda em que a LIPOR dá o seu contributo. Esta edição formativa decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a 6 e 7 de abril. Participaram alunos de 13 instituições de ensino portuguesas e espanholas.

Contamos aqui como tudo aconteceu.
«As equipas mostraram grande espírito de camaradagem e todos os estudantes aprenderam novos conceitos sobre Agricultura Circular e de aplicação da política dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar. As 24H Agricultura Syngenta são para a APH uma forma de contato com as novas gerações de profissionais do setor agrícola, demonstrando a vitalidade da nossa Associação e a sua determinação em perpetuar a missão de partilha de conhecimento técnico-científico», afirma José Alberto Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Horticultura, a entidade que organiza este evento em parceria com a IAAS Portugal – Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas, a SFORI, empresa de formação experiencial e um conjunto de empresas patrocinadoras, nomeadamente a Lipor.

A competição teve início às 8h de sábado com uma atividade “Quebra-Gelo – Networking Challenge”, na qual os concorrentes foram desafiados a estabelecer o primeiro contato com as equipas adversárias.
Seguiu-se uma apresentação de enquadramento sobre Agricultura Circular, realizada por Maria de Belém Costa Freitas, docente da FCT-UAlg, que serviu de mote à redação de um artigo sobre o “Contributo do Agricultor para a Agricultura Circular”.

Grande parte da manhã foi dividida entre três provas práticas: enxertia de plantas de citrinos, sob orientação da APH/ FCT-UAlg, plantação de alface e couve brócolo e instalação de sistemas de rega.
Entretanto, ao longo da noite e início da madrugada sucederam-se novos desafios. A LIPOR apresentou uma prova sobre o processo de compostagem caseira e industrial em que os concorrentes teriam de identificar os parâmetros de controlo do processo, ficando ao mesmo tempo a conhecer a importância do composto NUTRIMAIS, um produto Lipor, nos processos de agricultura circular.