NUTRIMAIS e a sua contribuição na agricultura circular

separator

A LIPOR é a entidade responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos do Grande Porto. Todos os dias são recebidas na LIPOR cerca de 1400 toneladas de resíduos provenientes dos oito municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde. É nossa missiva dar o melhor final aos resíduos que recebemos. E o melhor que podemos fazer é dar-lhes uma nova vida reintroduzindo-os no ciclo das matérias primas dando origem a novos produtos contribuindo para a circularidade na gestão de resíduos.
A economia circular é, portanto, o traço distintivo da LIPOR, procurando novas e mais eficazes estratégias para a Gestão sustentável dos resíduos. É esta atuação que tem merecido o reconhecimento nacional e internacional.

Desde 2005, com a entrada em produção da Unidade de Valorização Orgânica, a LIPOR tem vindo a desenvolver juntamente com os seus municípios associados diversos projetos com o objetivo de promover a separação na sua origem dos resíduos orgânicos provenientes de vários destinos, nomeadamente domicílios, restauração, mercados, hipermercados, cooperativas agrícolas, entre outros. Estas são as matérias primas necessárias para produção do NUTRIMAIS – um corretivo agrícola constituído por matéria orgânica estabilizada e maturada resultante do processo de compostagem.

O NUTRIMAIS é assim, um corretivo agrícola orgânico 100% natural utilizado na agricultura em geral, mas particularmente na fruticultura, viticultura, viveiros e horticultura.

A utilização do NUTRIMAIS nos solos agrícolas é um dos melhores exemplos de circularidade na agricultura, permitindo o fecho do ciclo da matéria – “À TERRA O QUE É DA TERRA!”

Veja o artigo completo, publicado na Revista da Associação Portuguesa de Horticultura, aqui.