A qualidade do NUTRIMAIS e sua importância na agricultura biológica

separator

 

“A agricultura biológica deverá manter e melhorar a qualidade dos solos, assim como a saúde das plantas, dos animais, dos seres humanos e do planeta como organismo uno e indivisível – solos saudáveis originam produtos saudáveis”

IFOAM – International Federation of Organic Movement

 

Tratar o solo como um organismo vivo é um dos princípios básicos da agricultura biológica. Durante anos a fio, o solo foi menosprezado, não lhe sendo dada a devida importância recorrendo a práticas agrícolas intensivas, a utilização de produtos em excesso e de qualidade duvidosa, contaminando o meio ambiente e favorecendo o aparecimento de pragas e doenças no solo e consequentemente nas plantas nele cultivadas.

Razões económicas ou mesmo desconhecimento colocam em risco a sustentabilidade dos solos e do ecossistema agrário. Em contrapartida, o consumidor está cada vez mais interessado em produtos biológicos, não só pelas suas características, mas também pelas preocupações ambientais que esta forma de produção ambientalmente sustentável pressupõe.
A LIPOR, sempre numa perspetiva de economia circular e gestão sustentável dos resíduos produzidos nos seus oito municípios associados, desde 2006, tem no mercado o NUTRIMAIS para agricultura biológica.

A aplicação de corretivos orgânicos de qualidade, como é o caso do NUTRIMAIS, permite reduzir a ocorrência de doenças, quer pela ausência de patogénicos, quer pela existência comprovada de microrganismos benéficos que atuam como probióticos nas culturas agrícolas.

Veja o artigo completo, da autoria da Eng.a Filipa Teixeira – Gestora comercial NUTRIMAIS, na revista Frutas, Legumes e Flores.